Kalimera / Kalispera / Kalinihxta...
Os antigos gregos dividiam a humanidade em duas categorias: os helenos (eles próprios) e os bárbaros (todos os que não falavam o idioma grego). Todavia, a essência desse “modo de ser helênico”, não foi geográfica ou lingüística, mas cultural e social. Foi uma forma de vida característica, corporificada numa instituição básica: a pólis, ou cidade-Estado, espaço das liberdades públicas.
Tal liberdade não significava apenas auto-governo ou respeito à lei e à justiça; era toda uma concepção do universo expresso na frase do filósofo grego Protágoras:
“
O homem é a medida de todas as coisas.”
Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]
ATIVIDADE: Clique aqui para acessar a atividade - Gabarito (o gabarito tem senha, que será divulgada após o término do prazo para entrega da atividade (12/05).)
Era Uma Vez em Olímpia — Veja como os gregos lutavam, corriam, torciam e morriam nas velhas olimpíadas
Alexandre, o Grande — Entrevista com gente morta. O general mais famoso de todos os tempos nos recebeu em seu palácio no outro mundo e disse que não assistiu ao filme de Oliver Stone
Aristóteles: Máquina de Pensar — Nada que fosse humano lhe era estranho — nem o que se passava no céu ou na terra. Fundador da ciência, ensinou há 2 300 anos que o conhecimento depende da razão assim como dos sentidos.
Às armas, cidadãos — Com os hoplitas, os gregos formam um exército constituído de cidadãos livres.
As Origens do Pensamento Grego — O texto é um clássico sobre a Grécia antiga e o princípio do desenvolvimento da nacionalidade que conhecemos hoje como científica, filosófica ou, simplesmente, ocidental. Trata-se de um trecho do livro As origens do pensamento grego, do helenista francês Jean-Pierre Vernant. Nele, Vernant procura mostrar como o desenvolvimento do pensamento filosófico e científico entre os gregos, em oposição ao mito, guarda profundas relações com o desenvolvimento de novas formas de organização social e de práticas políticas nas cidades-Estado.
As Gigantes Rivais — Conhecidas como arqui-inimigas, Atenas e Esparta não teriam o mesmo impacto na história se não estivessem ligadas por séculos. Suas rivalidades - e alianças - ajudaram a desenhar o mundo como o conhecemos.
0 comentários:
Postar um comentário