
Adolf Hitler, 1889-1945
Durante os 21 anos entre as duas grandes guerras, chocou-se o “ovo da serpente”: a ascensão do fascismo na Itália, na Alemanha, na Espanha e em outros países. A violência da Guerra Civil Espanhola (1936-39) apontava para a grande guerra que em breve engolfaria a Europa e, pouco depois, o planeta inteiro.
Nesta aula: Nazifascismo; Guerra Civil Espanhola e Segunda Guerra Mundial.
Holocaust Memorial Museum (em português)
Dicas de filmes:
Arquitetura da Destruição [Architektur des Untergangs]. Peter Cohen, ALE/SUE, 1989-92, 121 min. Consagrado como um dos melhores estudos sobre o nazismo, é um documentário obrigatório. Saber mais...
Noite e Neblina [Nuit et Brouillard]. Alain Resnais, com texto de Jean Cyrol. FRA, 1955, 32 min. Também obrigatório, é um dos mais importantes documentários da história do cinema. Saber mais...
Vá e Veja [Idi i Smotri]. Elem Klimov. RUS, 1985, 140 min. Impressionante e vigoroso filme russo, Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Imperdível.
Cartas de Iwo Jima [Letters From Iwo Jima]. Clint Eastwood, EUA, 2006, 140 min. A resistência dos japoneses em Iwo Jima, considerada a última linha de defesa do Japão.
A Queda! As Últimas Horas de Hitler [Der Untergang]. Oliver Hirschbiegel. ALE, 2004, 156 min. Polêmica reconstrução dos últimos doze dias da vida de Hitler, baseado nas memórias de sua secretária particular.
O Triunfo da Vontade [Triumph des Willens]. Leni Riefenstahl. ALE, 1935, 110 min. O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934, documentado de maneira impressionante por Leni Riefenstahl, a grande cineasta do nazismo. Obrigatório! Saber mais...
Viver a Utopia é um documentário de 1997, produzido pela TVE e dirigido por Juan Gamero, no qual se descreve a experiência anarcossindicalista e anarco-comunista vivida na Espanha que transformou radicalmente as estruturas da sociedade em amplas zonas organizadas pela frente republicana - evento denominado de Revolução Espanhola, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39).





