1 de outubro de 2013

Baixa Idade Média

A partir do século XI, a classe artesã e a classe dos mercadores, que se haviam tornado mais numerosos e muito mais indispensáveis à vida de todos, afirmaram-se cada vez mais vigorosamente no contexto urbano, em especial a classe dos mercadores, pois a economia medieval, a partir da grande renovação desses anos decisivos, foi sempre dominada, não pelo produtor, mas pelo comerciante.” Marc Bloch, A Sociedade Feudal.

Acesse o ARQUIVO Baixa Idade Média:
A grande peste - A doença foi levada para a Europa por ratos e pulgas. Uma em cada três pessoas morreu em menos de cinco anos. Nunca, nenhuma guerra ou catástrofe matou tanta gente em tão pouco tempo: 25 milhões de pessoas
Cruzadas: a visão dos árabes - Durante duzentos anos cavaleiros e peregrinos plebeus lutaram em 8 expedições que saindo da Europa atacaram territórios no Oriente Médio. Todas com exceção da primeira destas expedições foram derrotadas e algumas delas sequer chegaram a atingir a Palestina, preferiram ficar pelo caminho e saquear a Bizâncio ortodoxa.
A cruzada das crianças - Liderados por meninos pobres, milhares de camponeses, mendigos e doentes cruzaram a Europa, em 1212, em procissões que queriam chegar a Jerusalém.
A Guerra dos 100 anos - França e Inglaterra: mais de um século de lutas.
O Renascimento Comercial e Urbano - Síntese.

Nossa aula. Apresentação do PowerPoint convertida em pdf. Infelizmente não dispomos mais da apresentação original. 

Lista de exercícios (com gabarito).

Acesse nossa PLAYLIST sobre as Cruzadas.

Assista o documentário do History Channel

0 comentários:

Postar um comentário