
Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.
A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.
A Guerra Fria - Um panorama da Guerra Fria, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a primeira metade dos anos 90.
Imperdível! 'The Atomic Cafe' (1982) é um aclamado documentário sobre o início da era da guerra nuclear, criado a partir de uma ampla gama de filmes de arquivo do 1940, 1950 e 1960 - incluindo clipes, noticiários de televisão, filmes produzidos pelo governo dos EUA (incluindo filmes militares de treinamento), anúncios de televisão e programas de rádio, noticiários reflete o entendimento predominante da mídia e do público. Ajuda a compreender o "modo de ser" do estadunidense médio - que é filho da geração criada com a neurose da bomba e a manipulação governamental das informações. Interessante ver o medo (talvez pela primeira vez) tornando-se mercadoria em larga escala, fenômeno comum ainda hoje.
Produzido e dirigido por Jayne Loader, Kevin Rafferty e Pierce Rafferty.
PS.: Para quem gosta de cinema, o documentário é também uma aula de edição.
E uma animação russa de 1963...

0 comentários:
Postar um comentário