31 de julho de 2014

PARAR O GENOCÍDIO EM GAZA!

Os fascistas em Tel-Aviv, gritando "não haverá aulas amanhã, não sobraram crianças em Gaza"", assim como "Eu odeio todos os árabes" e "Gaza é um cemitério". Não é uma guerra: é genocídio!
A manifestação da extrema-direita ocorreu no sábado, dia 26/07, Praça Rabin em Tel Aviv.



O vídeo pode ser visto, com legendas em inglês, no site do jornal The Telegraph, da Inglaterra.

27 de julho de 2014

20 de julho de 2014

Aos amigos tudo, aos inimigos, a lei*

"Um novo, claro Brasil
surge, indeciso, da pólvora.
Meu Deus, tomais conta de nós."
Carlos Drummond de Andrade, outubro, 1930

Era Vargas, 1930-1954
Getúlio Vargas governou o país em dois períodos: de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Sua longa permanência no poder tornou-o uma das personalidades mais marcantes da vida política nacional no século XX, e permitiu que se falasse em uma "Era Vargas".

"O Brasil nada teme no presente, orgulha-se do passado e confia, serenamente, no futuro."
Getúlio Vargas

* A frase é comumente atribuída a Getúlio.

 Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]
 Faça o Quiz online

 Saiba mais. Visite:
Ambos produção do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas..

Um homo politicus na era das massas, por Edgar De Decca - Ao contrário de líderes fascistas como Hitler e Mussolini, Getúlio Vargas não se firmou nas fileiras de um partido político de massa. Sua popularidade foi conquistada por meio da manipulação de instrumentos de propaganda que ele próprio criou.
A volta do caudilho - Entrevista com gente morta - Citado tantas vezes por aqui, Getúlio resolveu nos dar sua versão dos fatos
Antídoto para a luta de classes - As origens e os mitos do trabalhismo de Getúlio Vargas, concebido como instrumento de conciliação e dique para impedir levantes contra o capital.
Alma e corpo de uma raça, por Maurício Barreto Alvarez Parada - A figura do jovem escolar nacional “sadio” e “controlado”, com gestos graciosos e medidos, fazia dele um padrão de civilidade e civismo. A educação física tornou-se uma disciplina moral, fornecendo subsídios para a construção de valores públicos e coletivos, como as ideias de solidariedade com a comunidade nacional, ordem e saúde.
O Legado de Vargas - Meio século depois do fatídico suicídio do estadista, ainda pairam controvérsias acerca do real significado da Era Vargas
O petróleo é nosso! - Debates que antecederam a criação da Petrobras, em 1953, desencadearam uma das maiores mobilizações populares da história do país
Nazistas: Eles estão entre nós - O nazismo no Brasil
Juventude hitlerista à brasileira - Na Alemanha, Hitler sonhava com jovens que iriam construir o novo mundo nazista. No Brasil de Var-gas, crianças cantavam hinos, em boa parte das vezes sem entender seu significado político
Fascismo à brasileira, por René E. Gertz - O integralismo.

 1930 - Tempo de Revolução
Refletindo os últimos anos da República Velha. Os brasileiros do início século XX, que começara realmente apenas em 1914 com a eclosão da Primeira Grande Guerra, entravam nos anos 1920 condenados à modernidade. O ambiente era de insatisfação com as velhas oligarquias, quando a política Café com Leite ainda vigorava, alternando a manutenção do poder entre São Paulo e Minas Gerais, e com o voto aberto que facilitava a fraude por meio do cabresto. Em contraste surgiria uma nova classe intelectual disposta a romper com o passado e abrir as portas para a modernidade, como os artistas que escandalizaram o país na Semana de Arte Moderna. 
Permeado por depoimentos de historiadores, como Boris Fausto e Antonio Candido, entre outros, o filme é ilustrado com imagens poucas vezes vistas dos primeiros focos de revolta, como o movimento tenentista de São Paulo, ocorrido em 1924, e outros eventos políticos que antecederam a tomada do Palácio do Catete e a chegada de Vargas ao poder em 1930.
Direção: Eduardo Escorel

Guerra improvável. Paz impossível.

"A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."

Com essa frase, o pensador Raymond Aron definiu o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética.

A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial, transformou o planeta num grande tabuleiro de xadrez, em que um jogador só podia dar um xeque-mate simbólico no outro. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, os jogadores, Estados Unidos e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.

 Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]

 A Guerra Fria - Um panorama da Guerra Fria, desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a primeira metade dos anos 90.

 Imperdível!  'The Atomic Cafe' (1982) é um aclamado documentário sobre o início da era da guerra nuclear, criado a partir de uma ampla gama de filmes de arquivo do 1940, 1950 e 1960 - incluindo clipes, noticiários de televisão, filmes produzidos pelo governo dos EUA (incluindo filmes militares de treinamento), anúncios de televisão e programas de rádio, noticiários reflete o entendimento predominante da mídia e do público. Ajuda a compreender o "modo de ser" do estadunidense médio - que é filho da geração criada com a neurose da bomba e a manipulação governamental das informações. Interessante ver o medo (talvez pela primeira vez) tornando-se mercadoria em larga escala, fenômeno comum ainda hoje.
Produzido e dirigido por Jayne Loader, Kevin Rafferty e Pierce Rafferty.
PS.: Para quem gosta de cinema, o documentário é também uma aula de edição.


E uma animação russa de 1963...

18 de julho de 2014

12 de julho de 2014

Não, não é uma guerra. É um massacre.


Leia o artigo Sionismo e limpeza étnica do povo palestino, de Soraya Misleh

Sobre a cobertura da mídia, a charge é esclarecedora.

E, explicando o que ocorre de maneira sintética: