"
Um novo, claro Brasil
surge, indeciso, da pólvora.
Meu Deus, tomais conta de nós."
Carlos Drummond de Andrade, outubro, 1930
Era Vargas, 1930-1954
Getúlio Vargas governou o país em dois períodos: de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Sua longa permanência no poder tornou-o uma das personalidades mais marcantes da vida política nacional no século XX, e permitiu que se falasse em uma "Era Vargas".
"
O Brasil nada teme no presente, orgulha-se do passado e confia, serenamente, no futuro."
Getúlio Vargas
* A frase é comumente atribuída a Getúlio.
Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]

Faça o
Quiz online

Saiba mais. Visite:
Ambos produção do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas..
Um homo politicus na era das massas, por Edgar De Decca - Ao contrário de líderes fascistas como Hitler e Mussolini, Getúlio Vargas não se firmou nas fileiras de um partido político de massa. Sua popularidade foi conquistada por meio da manipulação de instrumentos de propaganda que ele próprio criou.
A volta do caudilho - Entrevista com gente morta - Citado tantas vezes por aqui, Getúlio resolveu nos dar sua versão dos fatos
Antídoto para a luta de classes - As origens e os mitos do trabalhismo de Getúlio Vargas, concebido como instrumento de conciliação e dique para impedir levantes contra o capital.
Alma e corpo de uma raça, por Maurício Barreto Alvarez Parada - A figura do jovem escolar nacional “sadio” e “controlado”, com gestos graciosos e medidos, fazia dele um padrão de civilidade e civismo. A educação física tornou-se uma disciplina moral, fornecendo subsídios para a construção de valores públicos e coletivos, como as ideias de solidariedade com a comunidade nacional, ordem e saúde.
O Legado de Vargas - Meio século depois do fatídico suicídio do estadista, ainda pairam controvérsias acerca do real significado da Era Vargas
O petróleo é nosso! - Debates que antecederam a criação da Petrobras, em 1953, desencadearam uma das maiores mobilizações populares da história do país
Nazistas: Eles estão entre nós - O nazismo no Brasil
Juventude hitlerista à brasileira - Na Alemanha, Hitler sonhava com jovens que iriam construir o novo mundo nazista. No Brasil de Var-gas, crianças cantavam hinos, em boa parte das vezes sem entender seu significado político
Fascismo à brasileira, por René E. Gertz - O integralismo.
1930 - Tempo de Revolução
Refletindo os últimos anos da República Velha. Os brasileiros do início século XX, que começara realmente apenas em 1914 com a eclosão da Primeira Grande Guerra, entravam nos anos 1920 condenados à modernidade. O ambiente era de insatisfação com as velhas oligarquias, quando a política Café com Leite ainda vigorava, alternando a manutenção do poder entre São Paulo e Minas Gerais, e com o voto aberto que facilitava a fraude por meio do cabresto. Em contraste surgiria uma nova classe intelectual disposta a romper com o passado e abrir as portas para a modernidade, como os artistas que escandalizaram o país na Semana de Arte Moderna.
Permeado por depoimentos de historiadores, como Boris Fausto e Antonio Candido, entre outros, o filme é ilustrado com imagens poucas vezes vistas dos primeiros focos de revolta, como o movimento tenentista de São Paulo, ocorrido em 1924, e outros eventos políticos que antecederam a tomada do Palácio do Catete e a chegada de Vargas ao poder em 1930.
Direção: Eduardo Escorel