17 de março de 2014

Brasil Colonial

"São tão grandes as riquezas deste novo mundo e da mesma maneira sua fertilidade e abundância, que não sei por qual das coisas comece primeiramente; mas [...] de todas estas coisas o principal nervo e substância da riqueza da terra é a lavoura dos açúcares."

Ambrósio Fernandes Brandão (1618).

De uma maneira geral podemos definir que o Brasil Colônia abarca o período em que o território que viria a constituir o Brasil era uma colônia do Império Português. Como nas três primeiras décadas após o descobrimento (1500), o território viu-se relegado a uma posição bastante secundária no Império Colonial Português, podemos datar este período como tendo início em 1530 se estendendo até 1808 (instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro) ou 1815 (elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal).
Nestes quase 3 séculos assistiu-se ao quase extermínio dos povos indígenas, a escravidão de milhões de africanos, a montagem de um sistema de exploração fundado na propriedade, da terra, de homens e do poder político, que gerou uma sociedade definida pelos seus extremos cujos reflexos são ainda hoje vivenciados: a concentração da riqueza, a discriminação e a violência.

 Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]
 Atividades como textos, imagens e documentos.
 Texto síntese

 Rebeliões coloniais - quando os povos dizem não - O Brasil passou por 300 anos de tensões e motins que tinham em comum a tentativa de restabelecer a ordem pública. Dossiê da Revista de História da Biblioteca Nacional.
 Doce Lucro A cana-de-açúcar reforçou o papel do Brasil na economia global e foi responsável pela invenção de uma nova sociedade. O negócio era ser “senhor” (Stuart B. Schwartz
 Solução caseira - A escravidão indígena começou logo no início da colonização e manteve-se até meados do século XVIII, mesmo ilegal (Elisa Frühauf Garcia)
 Quentes, sujas e doentias - A vida e a saúde nas cidades coloniais estavam muito distantes do paraíso tropical imaginado pelos europeus (Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel)
 O preço do risco - A mineração no Brasil gerou riquezas, mas provocou a morte de muitos índios, bandeirantes e africanos (Rafael de Freitas e Souza)

 Na Estante
Brasil de todos os pecadosErotismo e religião se mesclavam nos tempos da Colônia (Ronaldo Vainfas).
Faroeste cabocloNo século 17 os bandeirantes penetraram nos rincões do Brasil não descoberto. O objetivo era caçar índios e escravizá-los. E os resultados, a expansão do território e o maior genocídio de nossa história (Reinaldo José Lopes)

 Dicas de filmes: Selecionamos alguns episódios da série Histórias do Brasil
1. Antes do Brasil - Cabo Frio, 1530
2. Colonização
3. Guerra pelo Açúcar
4. Entradas e Bandeiras
5. Ouro e Cobiça
6. Leituras Perigosas
7. O Sangrador e o Doutor

Assista em nossa Playlist no YouTube

0 comentários:

Postar um comentário