30 de março de 2014

Bansky - Simpsons

Bansky, o artista de rua britânico que 'emprestou' a imagem do título de nosso blog, realizou a abertura do 3.º episódio da 22.ª temporada de Os Simpsons (2010).
O resultado foi quase dois minutos de um discurso sobre a exploração da mão de obra barata na produção da própria série e seus produtos (à época foi revelado que parte da animação de Os Simpsons é realizada na Coréia do Sul, onde animadores recebem 1/3 do salário que receberiam nos EUA). O humor, claro, não foi esquecido, com pandas escravizados, gatinhos fofos usados como recheio de pelúcias e até um unicórnio decrépito sendo usado para fazer os furos dos DVDs.

28 de março de 2014

23 de março de 2014

1943-1997

O cineasta Ettore Scola fez uma ponte entre o passado e o futuro da Itália em seu pequeno e singelo curta-metragem '43-97'. Os dois números que compõem o título remetem aos anos de 1943 (quando os judeus do gueto de Roma foram levados pelos nazistas para o campo de extermínio) e 1997 (ano de realização do curta e também um momento da Itália muito parecido com o anterior, devido às crescentes ondas de intolerância racial e lógica de perseguição aplicada aos imigrantes dos países pobres.

O Entre Guerras e a Grande Depressão

Em agosto de 1929 o professor Irving Fisher (1867-1947), o mais prestigiado economista norte-americano, estimava que o preço das ações em Wall Street havia atingido um “plateau permanentemente alto”. Em outubro daquele ano, a Bolsa de Valores de Nova York sofreu o maior colapso de sua existência sendo seguida pela mais severa crise macroeconômica enfrentada até então por uma economia capitalista industrializada.
Com o colapso financeiro da Bolsa de Nova York, a economia mundial entrou na mais profunda e generalizada depressão. Entre os anos 1928 e 1935, as principais economias nacionais sofreram contrações em profundidade jamais testemunhada na história da economia mundial. Com efeito, nem na Primeira Guerra Mundial o produto interno mundial caiu com tal intensidade.

 Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]

 A Crise de 1929 (publicado na Rev. Ciência Hoje)
 A Hegemonia Norte-americana e a Crise de 1929
 A Crise Econômica Mundial e a Ascensão do Fascismo na Europa (Osvaldo Coggiola)
 Tragédia em Wall Street  - A quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, marcou o fim de uma era de euforia e prosperidade e preparou o cenário para uma depressão mundial que culminaria na Segunda Guerra (Rev. Aventuras na História)

 Dicas de filmes: Dois brandes filmes baseados em dois grandes livros.
A Noite dos Desesperados [They Shoot Horses, Don't They?] Sydney Pollack, EUA, 1969, 120 min. - Durante a grande depressão dos anos 30, muitas pessoas topavam tudo por dinheiro. Uma grande maratona de dança era a única saída para ganhar alguns trocados, e a exaustão era somente um obstáculo que eles teriam que superar. Um belíssimo filme baseado no livro de Horace McCoy.

As Vinhas da Ira [The Grapes of Wrath] John Ford, EUA, 1940, 129 min. - Oklahoma, na época da Depressão. O filho mais velho de uma família de trabalhadores rurais pobres retorna para casa, após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar em um pequeno caminhão a família até a Califórnia, onde se diz que trabalho lá não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações, e quando chegam na "Terra Prometida", descobrem que é um lugar bem pior do que aquele que tinham deixado. Um clássico!

19 de março de 2014

Egito

Salve, ó Nilo, que brotas da terra e vens manter a vida no Egito”, cantavam os sacerdotes e o povo durante a Festa da Inundação.
“Na realidade, o Egito é uma dádiva do Nilo”, reconhecia Heródoto, historiador grego que visitou o país cinco séculos antes do nascimento de Cristo.
Um pouco da história de uma das maiores civilizações humanas, a maior de sua época, e que marcou o imaginário de todos os tempos.

 Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]

  Cleópatra - Entrevista com gente morta.
  Ramsés II - Entrevista com gente morta. 
  Egito Antigo: Texto complementar

 Great Pyramids of Giza in Egypt - Tour virtual aéreo pelas grandes pirâmides de Gizé. (veja em modo Fullscreen)

Antiguidade Oriental

“... põe abaixo tua casa e constrói um barco. Abandona tuas posses e busca tua vida preservar; despreza os bens materiais e busca tua alma salvar. Põe abaixo tua casa, eu te digo, e constrói um barco. Eis as medidas da embarcação que deverás construir: que a boca extrema da nave tenha o mesmo tamanho que seu comprimento, que seu convés seja coberto, tal como a abóbada celeste cobre o abismo; leva então para o barco a semente de todas as criaturas vivas. (...) Eu carreguei o interior da nave com tudo o que eu tinha de ouro e de coisas vivas: minha família, meus parentes, os animais do campo – os domesticados e os selvagens – e todos os artesãos”.
[Não, não é a história de Noé. É um trecho da Epopéia de Gilgamesh]

Construir diques para conter as águas dos rios durante as cheias; escavar canais para que a água possa ser levada aos campos; erguer represas e barragens para formar reservatórios que abasteçam populações e culturas agrícolas durante os meses de seca; manter em funcionamento o sistema de irrigação. Eis a grande obra de camponeses e de técnicos que iniciaram a construir o que chamamos de civilização.
Nesta aula: Mesopotâmia, Fenícios, Hebreus e Persas.

 Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]

  A Epopéia de Gilgamesh - O Gilgamesh constitui um dos mais antigos monumentos da literatura universal. É um magnífico exemplo do esplendor das culturas mesopotâmicas, no qual aparecem as eternas indagações humanas: o sentido da vida, a existência além-túmulo, a imortalidade.
  Enuma Elish:  O Mito da Criação - Este longo poema foi escrito ao redor do século XII a.C., exaltando a grandeza da cidade da Babilônia. O mito (re) conta a criação do universo e os eventos que levaram à construção da Babilônia, chamada de "lar dos deuses". 
  Por que Estudas as Culturas do Mundo Antigo?
  Introdução ao Estudo das Civilizações da Antiguidade
  Antiguidade Oriental - Síntese
  Mesopotâmia: Texto complementar
  Persas: Texto complementar

17 de março de 2014

Brasil Colonial

"São tão grandes as riquezas deste novo mundo e da mesma maneira sua fertilidade e abundância, que não sei por qual das coisas comece primeiramente; mas [...] de todas estas coisas o principal nervo e substância da riqueza da terra é a lavoura dos açúcares."

Ambrósio Fernandes Brandão (1618).

De uma maneira geral podemos definir que o Brasil Colônia abarca o período em que o território que viria a constituir o Brasil era uma colônia do Império Português. Como nas três primeiras décadas após o descobrimento (1500), o território viu-se relegado a uma posição bastante secundária no Império Colonial Português, podemos datar este período como tendo início em 1530 se estendendo até 1808 (instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro) ou 1815 (elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal).
Nestes quase 3 séculos assistiu-se ao quase extermínio dos povos indígenas, a escravidão de milhões de africanos, a montagem de um sistema de exploração fundado na propriedade, da terra, de homens e do poder político, que gerou uma sociedade definida pelos seus extremos cujos reflexos são ainda hoje vivenciados: a concentração da riqueza, a discriminação e a violência.

 Nossa aula em PowerPoint [Fazer download. Descompactar. Habilitar conteúdo externo quando solicitado.]
 Atividades como textos, imagens e documentos.
 Texto síntese

 Rebeliões coloniais - quando os povos dizem não - O Brasil passou por 300 anos de tensões e motins que tinham em comum a tentativa de restabelecer a ordem pública. Dossiê da Revista de História da Biblioteca Nacional.
 Doce Lucro A cana-de-açúcar reforçou o papel do Brasil na economia global e foi responsável pela invenção de uma nova sociedade. O negócio era ser “senhor” (Stuart B. Schwartz
 Solução caseira - A escravidão indígena começou logo no início da colonização e manteve-se até meados do século XVIII, mesmo ilegal (Elisa Frühauf Garcia)
 Quentes, sujas e doentias - A vida e a saúde nas cidades coloniais estavam muito distantes do paraíso tropical imaginado pelos europeus (Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel)
 O preço do risco - A mineração no Brasil gerou riquezas, mas provocou a morte de muitos índios, bandeirantes e africanos (Rafael de Freitas e Souza)

 Na Estante
Brasil de todos os pecadosErotismo e religião se mesclavam nos tempos da Colônia (Ronaldo Vainfas).
Faroeste cabocloNo século 17 os bandeirantes penetraram nos rincões do Brasil não descoberto. O objetivo era caçar índios e escravizá-los. E os resultados, a expansão do território e o maior genocídio de nossa história (Reinaldo José Lopes)

 Dicas de filmes: Selecionamos alguns episódios da série Histórias do Brasil
1. Antes do Brasil - Cabo Frio, 1530
2. Colonização
3. Guerra pelo Açúcar
4. Entradas e Bandeiras
5. Ouro e Cobiça
6. Leituras Perigosas
7. O Sangrador e o Doutor

Assista em nossa Playlist no YouTube

10 de março de 2014

9 de março de 2014

"O comunismo é a ideia da emancipação de toda humanidade"


Entrevista com Alain Badiou

Nascido em 1937 na cidade marroquina de Rabat, Badiou é autor de vasta produção intelectual, é tido como um dos principais filósofos franceses da atualidade. Lecionou filosofia entre 1969 e 1999 na Universidade de Paris-VIII e, atualmente, é professor emérito da École Normale Supérieure de Paris, onde criou o Centre International d’Étude de la Philosophie Française Contemporaine. Sua trajetória está marcada pelo ativismo político. Filho de um professor de matemática – prefeito de Toulouse entre 1944 e 1958 – que se destacou na Resistência Francesa, Badiou participou dos movimentos de 1968, foi membro-fundador do Parti Socialiste Unifié (PSU) e um dos dirigentes da L’Union des Communistes de France Marxiste-Léniniste (UCF-ML), grupo maoista francês. Desde o fim da década de 1980 integra a Organisation Politique. Além de obras filosóficas, escreveu ensaios políticos, romances e atua como dramaturgo, tendo trabalhado com diretores como Antoine Vitez e Christian Schiaretti. Orientou, entre outros, os filósofos Slavoj Žižek e Vladimir Safatle.

Alain Badiou propõe um princípio de ação sem o qual, sugere, nenhuma vida tem sentido: a ideia. Sem ela toda existência é vazia. Com mais de 70 anos, Badiou introduziu em sua reflexão o tema do amor em um livro brilhante e comovedor, no qual o autor de “O ser e o acontecimento” define o amor como uma categoria da verdade e o sentimento amoroso como o pacto mais elevado que os indivíduos podem firmar para viver. Sua lucidez analítica o conduz inclusive a dizer que o amor, porque grátis e total, está ameaçado pelo mundo contemporâneo.

6 de março de 2014

Animals

Muse é uma banda britânica de rock de Teignmouth, Devon, formada em 1994. Seus membros são: Matthew Bellamy (vocal, guitarra e piano), Christopher Wolstenholme (baixo, voz secundária e teclado) e Dominic Howard (bateria e percussão). O estilo de Muse é um misto de vários gêneros musicais, incluindo rock alternativo, música clássica e eletrônica.
A animação abaixo, de 2012, produzida pelos portugueses Inês Freitas e Miguel Mendes, foi a escolhida pelos fãs e pelo Muse para a música Animals.


Animal
You're animal
Don't take anything less

Out of control
You're out of control
Strike those in distress

Analyse
Advertise
Expand
Bend more rules
Buy yourself an island

Animals
We're animals
Buy when blood is on the street

Out of control
We're out of control
Crush those who beg at your feet

Analyse
Franchise
Spread out
Kill the competition
And buy yourself an ocean

Amortise
Downsize
Lay off
Kill yourself
Come on and do us all a favour

["Animals", do album "The 2nd Law" (2012). Composição de Matthew Bellamy]

5 de março de 2014