17 de agosto de 2013

Revolução Francesa


"Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice, foi a época da fé, foi a época da incredulidade, foi a estação da luz, foi a estação das trevas, foi a primavera da esperança, foi o inverno do desespero tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós (...)."

Charles Dickens, Um Conto de Duas Cidades, Nova Cultural, 2002.


Revolução Francesa: Ela inventou nossos sonhos
Texto de aprofundamento altamente recomendado.
Revolução Francesa
Aula básica com esquemas gráficos.
Revolução Francesa
Aula ampliada.
Revolução Francesa e a Vida Privada
Os efeitos da Revolução Francesa não atingiram apenas o campo da vida pública, como as instituições políticas e o regime de propriedade. Eles também penetraram o espaço privado, alterando, por exemplo, as relações familiares, a forma de se vestir das pessoas, a linguagem e a decoração das residências. O texto a seguir mostra o impacto que a Revolução produziu no interior dos domínios privados da população francesa.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
Texto completo.
Revolução Contra Revolução
Numa província no interior da França, camponeses, monarquistas e religiosos, tentaram deter a revolução republicana. Mais de 250 mil deles acabaram mortos, num dos maiores massacres da história contemporânea.

O Grande Medo
Não é apenas o caráter estranho e pitoresco do Grande Medo que merece reter nossa atenção: ele contribuiu na preparação da noite de 4 de agosto, e, por isso, ele está entre os episódios mais importantes da história da França.

Simulado online.
Você já conhece o evento histórico que sacudiu a Europa e alastrou pelo mundo uma nova ordem política, econômica e social? Confira!

Lista de Exercícios
Questões dos principais vestibulares e do ENEM (com gabarito).

0 comentários:

Postar um comentário