
"Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice, foi a época da fé, foi a época da incredulidade, foi a estação da luz, foi a estação das trevas, foi a primavera da esperança, foi o inverno do desespero tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós (...)."
Charles Dickens, Um Conto de Duas Cidades, Nova Cultural, 2002.

Texto de aprofundamento altamente recomendado.

Aula básica com esquemas gráficos.

Aula ampliada.

Os efeitos da Revolução Francesa não atingiram apenas o campo da vida pública, como as instituições políticas e o regime de propriedade. Eles também penetraram o espaço privado, alterando, por exemplo, as relações familiares, a forma de se vestir das pessoas, a linguagem e a decoração das residências. O texto a seguir mostra o impacto que a Revolução produziu no interior dos domínios privados da população francesa.

Texto completo.

Numa província no interior da França, camponeses, monarquistas e religiosos, tentaram deter a revolução republicana. Mais de 250 mil deles acabaram mortos, num dos maiores massacres da história contemporânea.

Não é apenas o caráter estranho e pitoresco do Grande Medo que merece reter nossa atenção: ele contribuiu na preparação da noite de 4 de agosto, e, por isso, ele está entre os episódios mais importantes da história da França.

Você já conhece o evento histórico que sacudiu a Europa e alastrou pelo mundo uma nova ordem política, econômica e social? Confira!

Questões dos principais vestibulares e do ENEM (com gabarito).

0 comentários:
Postar um comentário