21 de agosto de 2016

O Universo não tá nem aí para você. E isso é bom.

Será a ciência a filosofia dos tempos modernos?  Stephen Hawking, um dos cientistas mais famosos dos nossos tempos, acredita nisso. Na verdade, os primeiros filósofos que existiram eram uma mistura de matemáticos, físicos, historiadores e pensadores.

Veja o caso de Sean M. Carroll, por exemplo. Ele é físico teórico, professor da Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), autor de diversos livros sobre ciência, além de figura carimbada em programas de televisão, como “O Universo” do History Channel. É dele a bela e questionadora pensata abaixo sobre o significado da vida. Uma espécie de filosofia científica.

Pronto para colocar suas convicções à prova?

14 de junho de 2016

8 de junho de 2016

Cultura do Estupro - Desenhado

Quantas mulheres você conhece que já foram assediadas na rua?
Uma pesquisa divulgada no mês passado mostrou que 86% das brasileiras já receberam algum tipo de cantada, e 44% tiveram seus corpos tocados. Esse dado é maior do que na Índia, país famoso pela violência sexual contra a mulher.
Pode parecer que esses dados não têm nada a ver com o silenciamento da violência sexual. Mas têm. Além disso, a novela que você vê, a música que você ouve e a forma como vivemos constroem esse comportamento.

2 de junho de 2016

31 de maio de 2016

O Ódio no Brasil

O que na história e no cotidiano do Brasil nos leva ao ódio e à violência? É possível sempre “amar o povo” (entendido como uma “multidão”), mesmo sendo invasivo, grosseiro, violento em suas manifestações históricas? Índio, negro e europeu: a “alma brasileira” detesta a si mesma? Apenas a fome leva o homem ao gosto pelo mal?
Leandro Karnal no Café Filosófico gravado em maio de 2011

A Batalha da Rússia

Documentário feito pelo governo dos Estados Unidos sobre a guerra no front russo. Na época, EUA e URSS ainda eram aliados, o que explica o tom favorável aos russos. Imagens impressionantes, especialmente do meio para o fim, das batalhas de Leningrado e de Stalingrado. Somente no cerco a Leningrado, que aparece no documentário, morreram 650 mil integrantes das forças de defesa, mas a cidade não se rendeu.

15 de março de 2016

22 de fevereiro de 2016

BICHAS, o Documentário

"Esse filme fala, antes de tudo, de amor. Para ser mais exato: de amor próprio. (...)
Ser bicha é correr o risco de ser agredido pela ignorância. Resistimos para nos proteger, resistimos para vencer.
"
--
Criado, dirigido e editado por Marlon Parente.
Com Bruno Delgado, Igor Ferreira, Italo Amorim, João Pedro Simões, Orlando Dantas e Peu Carneiro.
Todos os depoimentos contidos nesse filme são experiências vividas pelos próprios participantes.
Recife - PE

MANHÃ CINZENTA

Em 1968, em plena vigência do AI-5, o cineasta-militante Olney São Paulo dirigiu este filme, que se passa numa fictícia ditadura latino-americana, onde um casal que participa de uma passeata é preso, torturado e interrogado por um robô, antecipando o que aconteceria com o próprio diretor. A ditadura tirou o filme de circulação, mas uma cópia sobreviveu para mostrar a coragem de Olney São Paulo, que morreu depois de várias sessões de tortura, em 1978.

20 de fevereiro de 2016

Acabou a paz?

1. O levante do segundo semestre de 2015 contra o fechamento de 94 escolas e que culminou na ocupação de mais de 200 que seriam afetadas pelas ações de precarização do ensino público engendradas pelo Governo de Geraldo Alckmin foi surpreendente.
2. Marcado pela coragem e espontaneidade, ganhou a solidariedade amplos setores.
3. Mas, ao contrário de um prognóstico ("Isto vai virar o Chile") o movimento, em nossa opinião, é mais um diagnóstico: da fragilidade, fragmentação, falta de organização e despolitização do movimento secundarista. Aponta ao mesmo tempo suas possibilidades e o muito que ainda deve ser conquista.
4. É interessante notar a presença e a fala de Carina Vitral, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes). Apesar do discurso, a UNE há muito deixou deixou de ser uma organização de luta, tornando correia de transmissão do governo.


Direção & Roteiro: Carlos Pronzato, 2016

4 de janeiro de 2016