20 de julho de 2015

12 de julho de 2015

O Grito


Angústia e desespero existencial dão o tom da pintura “O Grito”, do norueguês Edvard Munch 1863-1944), criada em 1893. A famosa tela ganhou vida e ainda mais intensidade em um curta-metragem de animação, dirigido pelo cineasta Sebastian Cosor.

Sobre a obra, Munch escreveu em seu diário: “Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza”.

A trilha sonora do curta “The Scream” fica por conta da canção “Great Gig In The Sky”, do Pink Floyd.

10 de julho de 2015

Privilégio



Um vídeo que fala sobre privilégios. Se você não tem consciência do seus ou acredita em meritocracia, deveria fazer este exercício.

6 de julho de 2015

Favela Amazônia


Um terço da população das grandes e médias cidades da Amazônia vive em territórios do tráfico e com violações de direitos humanos. Nas periferias da maior floresta tropical, a qualidade de vida é pior que nos morros e nas favelas de Rio de Janeiro e São Paulo. O Estado encontrou uma nova realidade na Região Norte, onde máfias desviam cartões do Bolsa Família e da Previdência, grupos manipulam relatórios de vacina e mortalidade infantil e milícias tomam o espaço dos antigos pistoleiros. Diante do aumento do êxodo provocado por políticas públicas, a fronteira e a mata perdem moradores e os assassinatos de sem-teto nas periferias superam homicídios por disputas de terra. Em defesa de seus direitos, uma nova geração de lideranças sociais desafia poderes paralelos nos centros urbanos amazônicos. Clique para acessar.

Salvar os bancos ou as pessoas?

Excelente documentário sobre os beneficiários dos resgates bancários na Europa - não, não foram os países nem sequer os cidadãos que com os seus impostos pagam estes regates. Trata-se de um documentário extremamente sóbrio e objetivo. Inclui entrevistas a vários ministros das finanças europeus, a ex-administradores de bancos (os atuais não dão entrevistas), a ativistas, etc. Mostra quem realmente beneficiou dos resgates e mostra também as profundas consequências destes resgates. Embora de 2013, ajuda a entender o que ocorre atualmente na Grécia.