14 de fevereiro de 2015

Admirável (?) Mundo Novo

2081 é um curta-metragem realizado por Chandler Tuttle (2009), baseado no conto "Harrison Bergeron", de Kurt Vonnegut (1961).
Basicamente é a história de uma sociedade distópica na qual os governantes promovem a eliminação das diferenças físicas e mentais impondo handicaps, limitações artificiais, aos elementos mais dotados. Os mais belos têm de usar máscaras, os mais fortes têm de carregar pesos, os mais inteligentes têm de usar mecanismos auriculares que os desconcentram, os mais ágeis têm de usar contrapesos que limitam os seus movimentos, os que vêem melhor têm de usar óculos que limitam a sua visão, e por aí em diante. O objetivo do governo ao eliminar dessa maneira as desigualdades naturais é, aparentemente, nivelar as capacidades dos elementos da sociedade, tendo em vista eliminar a possibilidade de competição e, logo, de conflito entre esses elementos. No limite, os objetivos últimos de tão radical estratégia são a pacificação social, a harmonia social e a felicidade geral.


Nota: O curta permite múltiplas leituras, inclusive uma com a qual não temos nenhuma concordância: que a igualdade física e mental seja uma condição necessária para a igualdade social (muito menos concordamos que aquela seja uma condição suficiente para esta).

Logorama

Voltamos com o espetacular LOGORAMA, um filme de curta-metragem animado francês de 2009, dirigido por François Alaux, Hervé de Crecy e Ludovic Houplain.
O filme apresenta diversas situações ocorridas em uma Los Angeles feita de mascotes e logos de diversas empresas. Os personagens principais são dois policiais Bibendums que recebem uma chamada de roubo cometida por Ronald McDonald, e saem em perseguição.
O curta-metragem ganhou o Premio Kodak no Festival de Cannes de 2009, e o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação do Oscar 2010.