22 de dezembro de 2013

Boas Festas

Viver
é conjugação diária
do presente.

Viver
é presentear.
Mais do que um jeito de doer
é um modo de doar.

E um presente
mais que um objeto
é o elo entre dois olhos
a floração do gesto
o prateado evento
e o cristalino afeto.

Não se dá
apenas pelo prazer
de ver
o outro receber.
Dá-se
para que o outro
entre-abrindo-se ao presente
também dê.

[Affonso Romano Sant'Anna]

Um novo ano para todos!

As postagens voltam a partir de 13 de janeiro.

16 de dezembro de 2013

13 de dezembro de 2013

“Deus não morreu. Ele tornou-se Dinheiro”

"Para entendermos o que está acontecendo, é preciso tomar ao pé da letra a ideia de Walter Benjamin, segundo o qual o capitalismo é, realmente, uma religião, e a mais feroz, implacável e irracional religião que jamais existiu, porque não conhece nem redenção nem trégua. Ela celebra um culto ininterrupto cuja liturgia é o trabalho e cujo objeto é o dinheiro.  Deus não morreu, ele se tornou Dinheiro.  O Banco – com os seus cinzentos funcionários e especialistas – assumiu  o lugar da Igreja e dos seus padres e, governando o crédito (até mesmo o crédito dos Estados, que docilmente abdicaram de sua soberania), manipula e gere a fé – a escassa, incerta confiança – que o nosso tempo ainda traz consigo. Além disso, o fato de o capitalismo ser hoje uma religião, nada o mostra melhor do que o titulo de um grande jornal nacional (italiano) de alguns dias atrás: “salvar o euro a qualquer preço”. Isso mesmo, “salvar” é um termo religioso, mas o que significa “a qualquer preço”? Até ao preço de “sacrificar” vidas humanas? Só numa perspectiva religiosa (ou melhor, pseudo-religiosa) podem ser feitas afirmações tão evidentemente absurdas e desumanas."

Leia a entrevista com Giorgio Agamben, um dos maiores filósofos vivos.

12 de dezembro de 2013

9 de dezembro de 2013

"Because who is perfect? Get closer."

Manequins com deficiência provocando olhares espantados dos transeuntes na Bahnhofstrasse de Zurique...
A campanha foi concebida para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência pela Pro Infirmis, uma organização para pessoas com deficiência. Intitulado "Porque quem é perfeito? Aproxime.", objetiva provocar a reflexão sobre a aceitação das pessoas com deficiência. O diretor Alain Gsponer capturou a campanha como um curta-metragem.

6 de dezembro de 2013

Nelson Mandela


 Biografia de Mandela na Wikipedia. Opção: sua biografia publicada pela Deutsche Welle
Galeria de fotos: um vida pela liberdade.


 A hipocrisia de muitos que hoje celebram Mandela no artigo de Le Monde Diplomatique
 Um olhar crítico sobre a África do Sul pós apartheid do Blog Convergência.


"Asimbonanga". Significa que "não o temos visto (Mandela)", porque estava preso.
A música tornou-se um hino político contra o Apartheid.

5 de dezembro de 2013

Pink Floyd In The Dark Side of Moon


Trata-se de um dos discos mais estranhos, belos e cultuados do século 20. A alquimia entre beleza e estranhamento começa na capa, com aquele facho de luz que atravessa um prisma e torna-se arco-íris, para prosseguir nas melodias – hipnóticas, psicodélicas, sofisticadas, em letras sobre a vida cotidiana, o amor, as perdas, ambição, demência, medo de envelhecer e, principalmente, o valor da amizade. Há 40 anos, em 1973, era lançado aquele que muitos consideram o melhor álbum de uma lenda chamada Pink Floyd – The dark side of moon... Veja mais em Semióticas.

2 de dezembro de 2013

Segunda-Feira ao Sol

Segunda-Feira Ao Sol (Los Lunes Ao Sol)
Filme dirigido por Fernando Léon de Aranoa, com: Javier Bardem, Serge Riaboukine, Luis Tosar.
2002, 113 min.

Eixo Temático do Filme
O desenvolvimento da mundialização do capital e do capitalismo global, a partir da década de 1980, implicou numa nova divisão internacional do trabalho, com impacto significativos em alguns setores industriais nos países capitalistas do Primeiro Mundo, como, por exemplo, Espanha e Reino Unido. Ocorreu um agudo processo de desindustrialização e de reconversão produtiva que atingiu o mundo do trabalho, contribuindo para o aumento significativo do desemprego em massa e do desemprego de longa duração e da precarização do trabalho. Surgiram formas agudas de estranhamento da força de trabalho em virtude da sua desvalorização como mercadoria. Um grande contingente de ex-operários foram obrigados a buscar inserções precárias no mercado de trabalho no setor de serviços em expansão. Enfim, eles foram vítimas da globalização do capital e das mutações do capitalismo global, marcado pela financeirização exarcebada e pela constituição da sociedade em rede. Nessa nova etapa de desenvolvimento do sistema munbdial do capital se engendra uma nova dinâmica social caracterizada pelo sócio-metabolismo da barbarie, isto é, pela aguda dessocialização de amplos contingentes da sociedade do trabalho estranhado. Veja mais...

1 de dezembro de 2013

O Mundo segundo a Monsanto

O documentário "O Mundo segundo a Monsanto" (Le Monde Selon Monsanto, 2008, 108 min.) traça a história da principal fabricante de organismos geneticamente modificados (OGM), cujos grãos de soja, milho e algodão se proliferam pelo mundo, apesar dos alertas de ambientalistas.
O documentário destaca os perigos do crescimento exponencial das plantações de transgênicos, que, em 2007, cobriam 100 milhões de hectares, com propriedades genéticas patenteadas em 90% pela Monsanto.

A direção é da jornalista independente francesa Marie-Monique Robin e baseado em seu livro de mesmo título.